Venício Bacelar Costa, conhecido como ‘Fofão’ ou ‘Doido’, uma das maiores lideranças do crime organizado na Bahia, esteve muito perto de ser libertado. No último dia 3, o ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acatou parcialmente o pedido da defesa e converteu a prisão preventiva do chefe do Bonde do Maluco (BDM) em prisão domiciliar.
A alegação central era a necessidade de o traficante cuidar do filho autista. No entanto, ‘Fofão’ só não deixou o Conjunto Penal de Serrinha, uma unidade de segurança máxima, porque a Justiça baiana havia decretado, coincidentemente, uma nova ordem de prisão contra ele, relacionada a um processo diferente.
‘Fofão’ ocupa um papel crucial na hierarquia do crime, sendo classificado como uma ‘torre’, ou seja, a pessoa responsável por coordenar as atividades criminosas em uma região e garantir a eficiência das operações. O BDM é uma das maiores facções do estado e é considerada por especialistas como extremamente violenta, sendo atribuída a ela a responsabilidade por milhares de assassinatos na Bahia.
FONTE ALO JUCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário