Trump exige cooperação no combate ao fentanil para evitar aumento das tarifas
Foto: Official White House Photo/Shealah Craighead
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (10), uma tarifa de 35% sobre produtos canadenses a serem importados para os Estados Unidos, a partir de 1º de agosto de 2025. A medida foi comunicada ao primeiro-ministro canadense Mark Carney por meio de uma carta. A tarifa foi uma resposta à ação do Canadá, de impor suas próprias tarifas sobre os EUA.
"Em vez de cooperar com os Estados Unidos, o Canadá retaliou com suas próprias tarifas. A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Canadá uma tarifa de 35% sobre produtos canadenses enviados para os Estados Unidos", declarou Trump em sua rede social, a “Truth Social”. Trump também sugeriu que o Canadá poderia ver a tarifa alterada se cooperasse no combate ao fluxo de fentanil, um opioide sintético.
A medida se soma a um conjunto de tarifas já aplicadas a 23 países, variando entre 20% e 50%, com vigência a partir do próximo mês. O Brasil recebeu a tarifa mais alta. O presidente norte-americano também anunciou que a União Europeia será notificada até o dia seguinte.
Na carta enviada a Carney, Trump destacou o compromisso comercial entre os países, apesar das tensões comerciais. "Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Canadá, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos", acrescentou. Além disso, Trump mencionou outras questões comerciais, como as tarifas altas sobre produtos lácteos canadenses e os déficits comerciais com o país. Ele reiterou que a tarifa poderá ser ajustada dependendo da colaboração do Canadá, mas alertou sobre possíveis aumentos caso o país não atue em conformidade com as exigências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário