Banco Central decreta liquidação do Banco Pleno, ligado ao grupo Master - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Banco Central decreta liquidação do Banco Pleno, ligado ao grupo Master

 Instituição descumpriu normas e tinha participação no sistema


Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Por: Metro1 no dia 18 de fevereiro de 2026 

O Banco Central do Brasil decretou nesta quarta-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Pleno S.A. e estendeu a medida à Pleno Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., que integra o mesmo conglomerado. As empresas eram ligadas ao grupo do Banco Master e foram adquiridas por Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e ex-sócio da instituição.

De acordo com a autoridade monetária, a decisão foi tomada após o agravamento da situação financeira do banco, que passou a ter dificuldades para honrar compromissos e descumpriu normas do setor. Em nota, o BC informou que “A liquidação extrajudicial foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, com deterioração da situação de liquidez, bem como por infringência às normas que disciplinam a sua atividade e inobservância das determinações do Banco Central do Brasil.”

O órgão também comunicou que as apurações continuam. “O Banco Central continuará tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais”, destacou. Ainda segundo a autarquia, “O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos administradores da instituição objeto da liquidação decretada”.

Dados oficiais indicam que o grupo tinha participação reduzida no Sistema Financeiro Nacional, com 0,04% do total de ativos e 0,05% das captações. Ativos são bens e valores que a instituição possui ou tem a receber; captações correspondem aos recursos obtidos junto a clientes e investidores, como depósitos e aplicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário